6 fatos sobre a lousa de vidro

A história registra que o vidro foi descoberto por acaso, quando os navegadores perceberam que a gosma que surgia na areia das praias (resultado da fundição de conchas e areia da praia durante as fogueiras) se enrijecia dando forma a uma placa cristalina, única e incrível.

Pra se ter uma idéia, existe registros da utilização do vidro como matéria prima há mais de 10.000 anos atrás.

Mesmo com toda essa ‘idade’ o vidro sofre com a desconfiança dos mais receosos. A estigma de material frágil persegue o conceito do vidro há muitos e muitos anos. Atualmente, mesmo com o vidro participando massivamente do nosso cotidiano através de diversos segmentos do mercado, como arquitetura, telefonia, indústrias automobilística, indústria moveleira, segurança, etc, a indústria do vidro ainda precisa provar que o vidro não é frágil.

Acontece que toda essa vasta utilização do vidro só foi possível graças à concentração dos estudos para o desenvolvimento de novos processos de fabricação, o que atribuiu, além de resistência, diversos outros predicados às folhas de vidro.

Por outro lado, a conscientização ecológica possibilitou que a sociedade olhasse com outros olhos para os produtos feitos de vidro; e por uma razão totalmente compreensível: O vidro não desgasta com facilidade e se recicla em sua totalidade, um cenário que livra o meio ambiente de muitos e muitos males.

Ao oferecer características distintas para os diversos segmentos da sociedade e ajudar a preservar o meio ambiente, o vidro se mostra um material totalmente singular, versátil e carregado de funcionalidades.

Além da construção civil e arquitetura, telefonia e diversas outras indústrias, a educação também pode usufruir dos diversos benefícios do vidro através das lousas de vidro IZ Board.

A lousa branca de vidro IzBoard é ótima alternativa para os antigos quadros de escrever (quadro branco e a lousa negra), pois esse produto consegue unir a tradição das lousas antigas com a estética e a modernidade do vidro... e isso é facilmente comprovado através de fatos!

Por esse motivo elaboramos esse artigo relacionando 06 fatos sobre a lousa de vidro que todos deveriam saber! Vamos lá?

06 FATOS DA LOUSA DE VIDRO

O quadro de vidro IzBoard é novidade no mercado, mas já carrega em si todas as características que fizeram o vidro se tornar opção corriqueira nos lares, escolas, universidades e nos mais diversos segmentos empresariais. Veja as principais razões abaixo:

01 – Não mancha.

O primeiro fato é que o quadro de vidro IzBoard não mancha nunca! Mas preste muita atenção, isso é um fato na Lukk porque a IzBoard não economiza na qualidade ou na quantidade dos materiais utilizados na fabricação de seus produtos.

Os quadros brancos em vidro IzBoard não mancham nunca porque são fabricados com materiais de primeiríssima qualidade e com mão de obra qualificada. Além do mais, os vidros são de ótima procedência, certificados pelos órgãos regulamentadores.

Os vidros utilizados na fabricação das lousas passam por um tratamento especial para eliminar por completo a porosidade presente na superfície do vidro. Esse tratamento especial garante um vidro sem manchas para o resto da vida, além do brilho exclusivo e característico do quadro de escrever em vidro.

Vale lembrar que a lousa Iz Board não mancha até mesmo se for pintada sem querer, em uma reforma ou algo do tipo. Se isso acontecer, basta esfregar um pano embebido de substância química que a tinta sairá facilmente, sem danificar a lousa, sem resquícios de tinta, sem dores de cabeça, diferentemente do que aconteceria com os quadros brancos antigos.

Isso também quer dizer que você também ficará livre das escritas fantasmas, comuns nos quadros branco tradicionais.

Sabe aquela mancha resultante da tinta da caneta, que infiltra no plástico e com o tempo fica impossível de sair? Pois bem, o vidro da lousa Iz Board impede que a tinta entre em contato com a superfície da lousa, impossibilitando as manchas de tinta no quadro.

02 – O vidro não corrói.

O vidro é considerado pela ciência um material praticamente imune a qualquer tipo de corrosão devido à sua estrutura molecular.

A ciência explica que o fator que torna o vidro resistente à corrosão, inclusive as causadas por ácido é o fato de ele não ser poroso, conforme o físico Colin Graham Rouse, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, afirma.

Essa qualidade dificulta a penetração de qualquer tipo de material e, conseqüentemente, não permite a interação entre as moléculas, evitando o desgaste e corrosão.

Vale lembrar que essa é mais uma característica dos quadros IzBoard com selo verde. Enfim, uma das principais qualidades do vidro é o fato dele não corroer... e isso garante à lousa em vidro o selo de amigo do meio ambiente, pois com certeza ela durará muitos e muitos anos na sua parede.

03 – Vidro 06 vezes mais resistente

O vidro passou por diversos processos de fabricação até apresentar características elevadas de resistência com os chamados vidros especiais, ou vidros de segurança.

O vidro temperado, utilizado na fabricação da lousa em vidro IzBoard, é consideravelmente mais resistente que o vidro comum, apresentando resistência média de 06 vezes (de 05 a 07) maior em comparação com o vidro comum.

Essa resistência atípica possibilitou que o vidro participasse de projetos arquitetônicos ousados, como pontes e piscinas, estruturas de sustentação de casas, além de ser utilizado em sistemas de segurança de bancos e carros blindados.

Outra característica do vidro temperado também está relacionada às questões de segurança e só é percebida quando o vidro é quebrado. O processo de têmpera ao qual o vidro é submetido faz com que as moléculas se expandam, multiplicando-se.

A têmpera consiste no aquecimento e resfriamento do vidro de maneira rápida. Esse aquecimento eleva a temperatura do vidro à até 650º C, expandindo as moléculas. Ao ser resfriada rapidamente o choque térmico faz com as moléculas fiquem tencionadas, ainda expandidas.

Isso faz com que o vidro temperado produza pequenos pedaços não pontiagudos quando estilhaçado, reduzindo consideravelmente o risco de acidentes ao usuário da lousa em vidro. Além do mais, todas as unidades de quadro branco em vidro são equipadas com uma película de segurança.

04 – Aceita qualquer tipo de caneta.

Essa é uma das principais dúvidas dos usuários da lousa vidro. E aqui conseguimos enxergar mais uma faceta da versatilidade do vidro.

A lousa feita de vidro aceita qualquer tipo de caneta especial para quadro branco, de qualquer cor ou espessura. O interessante é que, diferentemente do quadro branco tradicional, o quadro de vidro IzBoard também aceita escrita com marcador permanente sem o comprometimento do produto.

A estrutura do vidro permite o uso de múltiplas canetas no quadro, fazendo com que a lousa de vidro aceite absolutamente todos os tipos de canetas para escrever no quadro branco.

A escolha do melhor modelo obviamente vai variar de pessoa pra pessoa. Algumas canetas oferecem melhor contraste, outras possuem escrita fina e facilita no momento de fazer detalhes num desenho, por exemplo.

E como acontece com todo produto, existem canetas de qualidades que deixam a desejar disponíveis no mercado. Ao escolher uma marca duvidosa a chance de saborear uma experiência ruim é muito grande.

A equipe Lukk testou diversas marcas de canetas para quadro branco. A que apresentou o melhor custo benefício foram os canetões de quadro branco da marca Pilot (modelo Board Master e WBM 7), seguidas pelas canetas de quadro branco da marca Bic.

05 – Pode ser parafusada ou colada

Se por algum motivo você não pode fazer furos na sua parede, isso não é empecilho para você desfrutar das maravilhas de uma lousa de vidro.

Os quadros Iz Board são pensados para estarem presentes em todo tipo de ambiente, inclusive para paredes frágeis ou que não permitam perfuração para preservação da parede.

Os modelos para parafusar na parede acompanham todos os itens necessários para instalação em qualquer tipo de parede (alvenaria ou drywall – gesso).

Já os modelos de lousa de vidro para colar dispensa o uso de parafusos, de maneira que a instalação é realizada com fitas dupla face de forte adesão, responsáveis pela fixação e segurança da lousa de vidro.

06 – Pode ser instalada em Dry Wall

Como já dito, a lousa branca de vidro foi pensada para participar de qualquer ambiente. Além da possibilidade de ser colada a lousa de vidro também pode ser parafusada em paredes de gesso. Para isso é necessário a utilização de buchas especiais para instalação em paredes de gesso.

A Lukk pensa no bem estar do seu cliente e já comercializa seus quadros de vidro com buchas especiais e buchas normais, além dos prolongadores suficientes para a instalação segura das lousas com vidro em qualquer parede, inclusive em drywall.

Não perca tempo pensando que tipo de parede aceitará sua lousa em vidro. Aqui na Lukk você encontra lousas de vidros para basicamente todos os tipos de parede. Mantenha contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Lembre-se que a Lukk permite que você seja o seu próprio decorador. Acesse nosso site e conheça toda a nossa linha de produtos, como os quadros de vidro Uau Glass. Temos certeza que irá se surpreender.

 

Voltar ao topo