7 mitos ou verdades sobre a lousa de vidro que você vai gostar de saber

Com o crescimento da lousa de vidro no Brasil e mundo a fora, muito tem se falado dela, e de todas as suas aplicações.

A lousa de vidro tem se tornado item indispensável nos ambientes corporativos, salas de reunião, salas de diretoria, gerência, de equipe, setores comerciais entre diversas outros locais que a mesma pode ser usada.

O motivo desse crescimento é conhecido, ela é definitivamente um produto de altíssima durabilidade, mantendo suas qualidades iniciais durante todo esse tempo... por isso supera os antigos quadros brancos em todos os quesitos, inclusive estética, pois seu design  é mais minimalista e contemporâneo.

 

7 mitos ou verdades sobre a lousa de vidro

 

1 - Blindex é o nome comercial do vidro temperado

Mito. Blindex trata-se de uma marca apenas, que em meados de 2000 fez um excelente marketing sobre a qualidade de seu vidro e ganhou notoriedade por conta disso, mais focada em vidros utilizados em box de banheiro. Mas a Blindex em si é apenas uma empresa que produz o vidro temperado, mas existem diversas outras no mercado com a mesma qualidade.

 

2 - A lousa de vidro só pode ser feita em vidro temperado

Mito. Apesar da fabricação da lousa ser em sua maioria em vidro temperado, outras opções de vidro também podem ser considerados, mas claro, sempre atendendo as normas vigentes. Infelizmente é observado no mercado algumas empresas vendendo um vidro branco na parede e a intitulando como lousa, o que não necessariamente é... muitas vezes até mesmo fabricadas com vidro comum, o que ainda traz sérios riscos físicos ao usuário. O recomendado é utilizar vidros de segurança certificados, podendo ser o temperado, laminado ou até mesmo o temperado-laminado. O motivo do vidro temperado ser utilizado em sua maioria é por que atende muito bem ao quesito resistência e se quebrado não forma cacos pontiagudos, pois fragmenta-se quadriculado e em pedaços pequenos, já atendendo as necessidades da aplicação do vidro nessa finalidade.

 

3 - Vidro temperado é mais seguro que um vidro comum

Verdade. O vidro temperado, por conta do seu processo de transformação, adquire uma incrível resistência mecânica e à impactos de média 5 a 6 vezes maior que um vidro comum na mesma espessura, além de contar com a característica de fragmentar-se em pequenos pedaços se quebrado. Portanto, um vidro temperado é sim muito mais seguro que um vidro comum.

 

 

4 - Se necessário posso cortar minha lousa e diminui-la para uma outra sala no futuro

Mito. A lousa, por ser fabricada à partir do vidro temperado, depois do processo de têmpera não pode mais ser cortada e nem furada, pois se realizado quebra-se, por liberar a pressão interna do vidro, portanto, é um mito.

 

5 - Só posso usar caneta especial na lousa de vidro

Mito. Nenhum fabricante no mercado divulga que sua caneta é especificamente para “lousa de vidro”, isso por que os marcadores recomendados para utilização são os comuns de quadro branco mesmo.

 

6 - A lousa de vidro não mancha

Verdade. O vidro por si só já possui características ótimas para evitar tal acontecimento, ainda quando preparado para a utilização como lousa, com o correto procedimento, polimento etc, a sua lousa de vidro estará sempre com a aparência de nova e sem manchas, independentemente do tempo de utilização.

 

7 - Lousa de vidro é tudo igual

Mito. Atualmente existem diversas empresas comercializando lousa de vidro no mercado, mas atualmente (2018), infelizmente uma pequeníssima minoria possuem certificação do INMETRO, trabalham com vidros certificados, com a correta quantidade de fixadores, acessórios de boa qualidade, etc. Muitas, como dito acima, nem mesmo o vidro de segurança especificam, que é o básico da qualidade e responsabilidade perante aos cl

Voltar ao topo