Chefe ou líder?

Chefe ou líder?

A maneira como uma pessoa ocupa um cargo e interage com seus colaboradores determina se ela é chefe ou líder. Resumidamente, enquanto líderes possuem, de maneira natural, a capacidade de orientar e inspirar grupos, o chefe é aquela pessoa que está no comando do local. Vale lembrar que nada impede um líder de exercer um cargo de chefia.

Chefe ou líder, qual a diferença?

O cargo de chefia, geralmente, é ocupado pelo dono da empresa - ou alguém fortemente ligado aos donos da empresa, sem entrar em méritos de merecimento. Isso quer dizer que os chefes ocupam um patamar alto, de extrema importância para a empresa.

Acontece que, um chefe mal instruído costuma utilizar da relevância do cargo para centralizar e controlar cada atividade de seus funcionários. Esse cenário, invariavelmente, interage negativamente na produtividade final, pois afeta os principais articuladores da produção: as pessoas.

Já um líder tem noção da importância dos recursos humanos. Um verdadeiro líder sempre pensará em prol do coletivo. Líderes já nascem com a capacidade de estabelecer conversas e enxergar as habilidades de cada um, seja no trabalho, na escola, em um relacionamento pessoal ou em casa.

Chefe ou líder empresarial?

No ambiente empresarial um líder vai desvendar – através de observação, conversas e audições – as habilidades de cada colaborador e enxergar suas aspirações na empresa. Apesar de trabalhar em prol do coletivo, um líder nato pensa individualmente em cada um de seus liderados, sempre os motivando a desempenhar seus ofícios com maestria.

Em contra partida, um chefe tradicional não oferece incentivos ao seu funcionário, pois parte do pressuposto de que realizar um trabalho perfeito é obrigação do mesmo, independente das condições. Outra característica de um chefe é a imposição de ordens e o autoritarismo, conjunto de fatores que faz com que, geralmente, os funcionários tenham medo dele – ao invés de respeitá-lo.

Ao colocar a pessoa no centro da discussão, o líder consegue alavancar o prestígio e a atuação dos envolvidos, gerando impacto positivo em todos os níveis de trabalho. Aqui vale lembrar que, para que uma empresa funcione com excelência ela precisa oferecer o máximo de organização e trabalho em equipe... e uma boa liderança é essencial para alcançar essas qualidades.

Chefe ou líder? Conheça algumas características de um líder

Veja abaixo as características que distinguem um líder nato de um chefe tradicional.

- Conhecimento contínuo

Um líder sabe que, para instruir o máximo de pessoas ele precisa adquirir conhecimento contínuo. Somente dessa maneira é possível evoluir. Dessa forma, um bom líder sempre se manterá atualizado sobre o segmento no qual está inserido. Realizar cursos e muita leitura são maneiras de aperfeiçoar conhecimentos.

- Falar e ouvir

Ao mesmo tempo em que é uma voz ativa, o líder também deve saber ouvir seus liderados. É muito importante ouvir com carinho as sugestões e críticas, pois essa ação ajuda a manter o bom clima organizacional.

Considere que uma boa conversa consegue evitar diversos problemas de entendimento, além de auxiliar no processo de compreensão de habilidades dos colaboradores. Quando ouvimos e somos ouvidos, nos encaixamos melhor em uma organização, cenário que torna o labor mais prazeroso.

- Liderança com exemplo

Somente bons exemplos conseguem inspirar pessoas e agregar liderados. Aquele ditado do ‘faça o que eu digo, não faça o que eu faço’ não cabe no dia a dia de um verdadeiro líder, que se desdobrará para demonstrar pró-atividade e cumprir suas promessas junto à sua equipe de colaboradores.

Sendo assim, para aqueles que desejam oferecer um pouco mais que as características de um chefe, buscar maneiras para aperfeiçoar as relações e reforçar seus pontos fracos é primordial. Apesar de a liderança ser uma qualidade intrínseca, é possível desenvolver características de um verdadeiro líder, com muito foco e esforço.

Voltar ao topo