Lousa de vidro é frágil?

Você também acha que a lousa de vidro é frágil? Pois então esse texto foi elaborado especialmente para você! No artigo de hoje ajudaremos os usuários a entender melhor o processo de fabricação do produto e afastar a estigma de que a lousa de vidro é frágil.

Mas antes de falarmos sobre a lousa em si, precisamos entender um pouco sobre como a fabricação do vidro é essencial para garantir a resistência da lousa. Na prática, a solidez do vidro dependerá de três quesitos básicos: A matéria-prima base, a capacidade da equipe de produção e as técnicas utilizadas durante o processo de fabricação.

O vidro comum pode receber diversos beneficiamentos para destacar suas qualidades especiais. Ele pode passar por uma têmpera, receber laminação e/ou multilaminação (características que aumentam a resistência da placa de vidro), além de aceitar outros benefícios, como os estéticos, funcionais e customizações.

Resumidamente, a lousa de vidro é frágil quando não é de qualidade, pois quanto mais recursos especiais (mão de obra, tecnologia, maquinários e insumos) forem utilizados durante o processo de fabricação, mais resistente será o vidro e seus produtos derivados. E isso é um fato. Basta uma pesquisa breve para encontrar registros de utilização de vidro em projetos robustos, exercendo, inclusive, papéis estruturais (telhas, tijolos, vigas, pontes).

As lousas de vidro comercializadas pela Lukk e confeccionadas pela IZ Board são fabricadas com as melhores matérias-primas disponíveis no mercado. Todo o processo de fabricação é realizado com o auxílio de equipamentos de última geração e de profissionais especializados, orientados a não economizar nos insumos. Isso resulta em unidades altamente resistentes e afasta o mito de que a lousa de vidro é frágil.

Além do mais, as lousas de vidro IZ Board são produzidas com placas de vidro temperado, que como já comentado acima, é reconhecido por ser mais resistente que os vidros comuns. Isso torna a lousa de vidro em um produto resistente tanto à deterioração quanto a impactos mecânicos. Entenda abaixo porque o vidro temperado é mais resistente que os vidros comuns:

Como é feito o vidro temperado

O processo de fabricação é o responsável por atribuir resistência ao vidro temperado. Para atingir o objetivo, a placa de vidro comum é aquecida e resfriada controladamente. Nos fornos de têmpera com temperaturas beirando 600° C as moléculas do vidro se expandem e o resfriamento dá um choque térmico na superfície.

Esse choque térmico repentino causa tensão nas moléculas do vidro, pois elas ainda estão expandidas devido ao calor interno. Essa tensão é o que atribui a resistência ao vidro temperado.

O vidro temperado é, em média, de 05 a 06 vezes mais resistentes que os vidros comuns. Pra se ter uma ideia, uma placa de vidro temperado de 06mm de espessura suporta o impacto de uma bola de aço de 1kg em queda livre, a uma altura de 02 m, enquanto que o vidro comum suportaria o mesmo impacto a uma altura de 0,30 m.

Como saber se o vidro é temperado

A tensão presente no vidro temperado faz com que o chapa de vidro ganhe um atributo único. Este vidro, nos raríssimos casos de estilhaçamento, se quebra em pequenos pedaços quase sem pontas, incapazes de causar danos graves aos usuários. O vidro comum, por exemplo, quando quebrado cria lascas que são verdadeiras lâminas afiadas! Essa característica é exclusiva e é o que faz o vidro temperado ser considerado um vidro de segurança.

Para maximizar a segurança da lousa de vidro temperado, todos os modelos são equipados com películas de segurança. A película é totalmente transparente, não interfere na escrita e conseguirá manter os cacos unidos nos poucos episódios de quebra.

Como visto, a resistência da lousa de vidro Iz Board pode ser observada também em outros fatores, como segurança e durabilidade. O mais interessante é que esses benefícios conseguem ser combinados com outras qualidades, como a estética e modernidade que trazem inovação para sua decoração.

Não por acaso as lousas de vidro viraram tendência mundial, pois é um produto seguro, versátil e funcional capaz de auxiliar em diversas áreas, casas e escritórios. Não fique fora dessa, venha para a Lukk e usufrua também de todas essas vantagens.

 

Voltar ao topo