Psicologia das cores no ambiente

Que a vida é mais bonita colorida, poucos discordarão. As cores interagem de uma forma especial com nossa visão, induzindo nossas reações e inspirando o mundo ao nosso redor. Estudos psicológicos já demonstraram a influência das cores e como elas podem modificar nossas emoções e sentidos.

Quer um exemplo do poder que as cores exercem no nosso cérebro? Vamos lá.

A escolha correta de uma cor pode significar mais vendas para um negócio, por exemplo. As cores manipulam as escolhas dos consumidores, pois estimulam áreas do cérebro que podem aumentar a excitação ou tranqüilidade. Em posse dessa constatação, as empresas podem combinar as cores certas para chamar a atenção do seu público.

A cor vermelha, por exemplo, é muito utilizado em restaurantes, pois a cor estimula o apetite. Em alguns casos é combinado com o amarelo, que naturalmente chama a atenção – lembra cautela, parada. Costuma ser utilizado em vitrines, para prender a atenção dos consumidores.

Influência das cores

É cientificamente comprovado que as cores exercem um papel importante na emissão de uma mensagem, pois conseguem causar sensações únicas nos receptores. Pesquisas indicam que a cor é a característica principal na aceitação ou rejeição de um produto ou serviço para 60% das pessoas.

Abaixo segue outros dados interessantes sobre a influência das cores no nosso cérebro:

- A escolha da cor certa pode melhorar a leitura, compreensão e aprendizado;

- Cores escuras provocam sensações de aconchego e repouso;

- A cor azul oferece calmaria, ajuda a pensar com clareza e aumenta a concentração;

- 93% dos consumidores compram a partir do aspecto visual;

- 84% dos consumidores acreditam que a escolha certa da cor é mais importante que outros fatores;

- 66% das pessoas não compram um produto desejado caso não seja da sua cor favorita;

Inove seu ambiente com cores

Em nossos lares e escritórios, as interações entre as cores e sensações podem surpreender! A escolha da cor certa, por exemplo, pode ser uma importante alternativa na concepção de espaços, tendo em vista que a cor pode alterar visualmente as medidas e formas de um local, disfarçando ou salientando uma imperfeição.

Segundo estudos da psicologia das cores, a escolha correta de uma cor pode interferir no:

- Peso: A cor pode modificar a sensação de peso de um objeto.

- Recordação: Uma cor pode trazer de volta recordações pessoais.

- Temperatura: As chamadas ‘cores quentes’ recebem essa denominação por transmitirem sensação de calor;

- Iluminação: A cor interage com a absorção de luz nos locais;

Também é possível trazer calmaria e aumentar a produtividade com a escolha da cor (e tonalidade) certa. Para combinar as cores é preciso entender que as cores quentes, como os tons de amarelo, laranja e vermelho, estimulam nosso sistema nervoso central e o emocional; e as cores frias – como o verde e azul – são cores que agem no racional do ser humano. Veja abaixo como algumas cores interagem com nosso corpo.

Vermelho

A cor vermelha aumenta a presença de uma substância que estimula a circulação sanguínea no nosso corpo. Não por acaso a cor tem a facilidade de movimentar o corpo humano, já que aumenta a pressão sanguínea e, consequentemente, os batimentos cardíacos. Esse cenário faz com que a cor vermelha seja utilizada para externar emoções relacionadas à:

- Paixão

- Perigo

- Excitação

- Sensualidade

- Raiva

- Calor

- Violência

Amarelo

Assim como o vermelho, o amarelo também é considerado uma cor quente, e do mesmo modo consegue estimular nosso corpo. A cor amarela transmite estímulos e sensações de dinâmica; não por acaso é considerada a cor do otimismo na psicologia das cores. Além do mais, tons amarelos possuem a capacidade de aumentar a concentração e a inteligência das pessoas. É frequentemente utilizado para externar sensações de:

- Alegria

- Otimismo

- Sabedoria

- Conforto

- Felicidade

Verde

Diferentemente do amarelo e vermelho, o verde é uma cor fria. Estudos da psicologia das cores colocam a cor verde sempre associada à vitalidade (saúde), fertilidade e meio ambiente. A cor verde possui a capacidade de trazer calmaria e aliviar os sintomas do estresse. Tons de verde são utilizados para destacar mensagens de:

- Natureza

- Juventude

- Generosidade

- Saúde

- Perseverança

Azul

Também uma cor fria, o azul, em tons mais brandos, transmite sensações de tranquilidade e calmaria. Essa cor é utilizada para favorecer o aprendizado e o exercício intelectual das pessoas. Não por acaso é a cor preferida de ambientes formais. Em casa é muito utilizado em quartos, devido ao efeito calmante. É a cor da realeza, considerada a mais ‘fria’ entre todos os tons de cores frias. Está muito relacionado à:

- Harmonia

- Confiança

- Limpeza

- Lealdade

- Tranquilidade

Quadros de vidro colorido

Uma ótima alternativa para colorir os ambientes são os quadros de vidros coloridos Uau! Glass, comercializados pela Lukk.

Disponíveis em diversas cores, o quadro de vidro colorido também exerce a função de lousa de vidro magnética e combina com qualquer tipo de decoração, seja instalado sozinho ou na montagem de mosaicos.

Vamos fazer um mundo mais colorido? Conheça nossa linha completa de quadros de vidro decorativos. Aqui na Lukk você é seu próprio decorador.

Voltar ao topo