Vidros na decoração, práticos e sofisticados

 

Entenda porque os vidros podem ser uma alternativa interessante para decorar a casa.

Todo mundo que compra uma nova casa ou apartamento sempre pensa em maneiras diferentes de exaltar a sua personalidade em todos os cantos do seu novo imóvel. Construir o seu próprio imóvel ou até mesmo comprar um já pronto já causa a sensação de querer colocar toda a identidade da família nos ambientes.

Alguns imóveis à venda em São Paulo, por exemplo, tem a opção de decorar antes da mudança final, você pode pintar as paredes, trocar os azulejos, tudo para deixar a casa com a sua cara. Mesmo quando a casa não é sua, a decoração ajuda a fazer você se sentir e casa, muitos proprietários permitem que os inquilinos façam pequenas alterações no imóvel.

Estilos de decoração

Existem muitos estilos de decoração que podem fazer parte de toda a casa ou apenas um ambiente, como a sala ou cozinha. Mas antes é preciso definir qual dos estilos mais combina com os gostos e personalidade dos donos da casa, afinal a opinião dos moradores é acima de qualquer design.

Voltando aos estilos, existem várias possibilidades, uma delas é o vintage, ou retrô. Este é uma maneira de decorar que pode ser extremamente divertida e fácil de realizar. Depois de escolher uma década de preferência, como os 1960 dos Beatles, 1970 da discoteca ou até mesmo os 1980 a década do cinema, sempre tem uma década que nos agrada mais, escolhendo a sua, você pode selecionar diversos itens da cultura pop da época, como discos de vinil, quadros, posters, entre diversos itens que remetam aquela década escolhida e espalhar pela casa.

Estilo clássico

Um outro estilo é o clássico. Esse é um dos primeiros a serem vistos na hora de decorar, já que sua origem remete a arquitetura grega. Traz muito requinte ao ambiente, é necessário um ambiente alto e um pouco mais amplo para trazer o sentido total do estilo. Além disso a escolha das peças do mobiliário e itens decorativos é sempre a mais sofisticada possível. É comum usar madeiras mais escuras e nobres, com por exemplo o mogno, além também de muitos detalhes em mármore, geralmente brancos para dar destaque.  

Estilo minimalista

Você ainda pode escolher o estilo minimalista. Para essa opção é preciso lembrar que menos é mais. Móveis bem espalhados pelo espaço, poucos itens espalhados pelas estantes ou mesas, sempre com superfícies lisas e polidas, sem muitos materiais em cima, muito menos itens exagerados de decoração. Sempre pensando no lado estético e ao mesmo tempo no lado funcional de cada ambiente da casa. Nesse estilo, em geral, não existe muito luxo ou adornos complementares, apelando mais para lado mínimo da decoração.

Estilo industrial

Outro estilo que está bastante em alta nos últimos anos é o estilo industrial. E além de lindo, esse estilo também é muito eficiente. Suas principais características são o espaço amplo, sem divisórias e paredes sem pintura, lembrando os lofts americanos que antes de serem imóveis habitacionais eram pequenas indústrias no meio de Nova York.

Mas claro existem mil outros estilos e opções na hora da decoração. O importante é lembrar de escolher algo que seja do agrado dos donos da casa. E também que seja, além de muito bonito, funcional.

Vidro na decoração da casa

E um material muito versátil na hora de decorar, é o vidro. O vidro é útil e elegante, e pode ser usado em diversas opções da decoração do apartamento ou casa, tanto no interior como no exterior, em basicamente todo e qualquer ambiente – da cozinha, a sala e até mesmo no banheiro.

O vidro é a primeira escolha para quem quer uma casa com muita luz natural, pois permite passar totalmente a iluminação do sol durante todo o dia, valorizando as cores da casa e transmitindo para o ambiente um ar de comodidade e segurança. E de quebra ainda gera uma grande economia na conta de luz, aproveitando a luz do dia.

Existem vidros específicos para esse fim, inclusive, que contam com uma proteção solar, que transmitem a luz, mas mantem o ambiente com a mesma temperatura, oferecendo dessa forma um maior conforto térmico para os moradores. Esse vidro pode ser usado principalmente nas janelas da sala e cozinha, ambientes de maior circulação da casa.

Itens decorativos

Mas além disso, peças decorativas de vidro também são uma opção para deixar os ambientes ainda mais sofisticados. Vasos de plantas ornamentados, luminárias, taças ou até mesmo esculturas podem fazer parte de um espaço específico da casa e chamar a atenção para a composição final do ambiente. São objetos extremamente elegantes, que, se usados com bom gosto e moderação, vão deixar a sua casa ainda mais charmosa.

O vidro é ótimo para a decoração por outros motivos: combina com diversos materiais! Plástico, madeira, inox e até mesmo mármores e granitos. O resultado dessas combinações dentro de casa pode ser maravilhoso, basta testar e visualizar onde cada item de cada material vai ficar no final da decoração. Mas além da combinação de materiais com o vidro, também existe a possibilidade de usar um vidro serigrafado ou então esmaltado, que podem ser fabricados em uma grande gama de cores, assim fica fácil determinar qual cor possível do vidro ai se adequar com o a cor do ambiente e com os outros itens de decoração. Essa opção de vidro é pintada com uma tinta esmaltada especial, que logo após é submetida a altas temperaturas, e no final, além de um lindo vidro colorido também temos um pedaço de vidro de segurança temperado.

Apesar de ser um item muito destacado na decoração, o vidro também pode ser um elemento suave que vai se combinar com o restante dos itens e cores do ambiente. Transparente e de fácil manuseio, o vidro pode ser usado em diferentes áreas, como por exemplo tampos de mesa, de jantar na cozinha ou de centro na sala, ou divisórias na casa, criando assim, um espaço muito mais elegante.

A possibilidade de usar como item de decoração, combinar com diferentes peças, fazer uso para facilitar a entrada da luz natural, só mostra o quanto o vidro é um material versátil. O vidro pode se adaptar a vários ambientes e com certeza será uma peça certeira na hora de decorar a sua casa.

Fonte da imagem: https://detalhesdecasamentos.com.br/2014/02/inspiracao-com-garrafas-usadas/decoracao-com-garrafas-e-vidros-2/

Voltar ao topo